Ondas de calor intensas se aproximam e é preciso preparar a casa para enfrentar as altas temperaturas que estão a caminho, por isso veja nossas dicas
Uma nova onda de calor está prestes a atingir diversas regiões do Brasil, trazendo temperaturas que podem ultrapassar os 34°C.
Segundo alertas emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e pelo Climatempo, o Sudeste e o Centro-Oeste serão as regiões mais afetadas. Incluindo níveis críticos de umidade, a exemplo das cidades:
- Goianésia-GO: 8% de umidade às 15h
- Barretos-SP: 9% de umidade às 16h
- Castro-PR: 9% de umidade às 16h
- Cuiabá-MT: 10% de umidade às 18h
- São Paulo-SP (Mirante de Santana): 12% de umidade às 15h
Com essas projeções, é recomendável preparar a casa para enfrentar as altas temperaturas e garantir um ambiente interno mais confortável e fresco. Por isso, separamos dicas práticas de arquitetura e decoração para ajudar você a se proteger da onda de calor.
Preparando sua casa para a onda de calor
Melhorar a circulação de ar dentro de casa é uma das maneiras mais eficazes de amenizar o calor.
Sendo uma das estratégias mais simples, abrir janelas e portas em horários estratégicos, como pela manhã e no final da tarde, quando as temperaturas são mais amenas, o que permite a criação de correntes de ar que refrescam o ambiente.
Isolamento térmico
O isolamento térmico é uma técnica eficaz para manter a casa fresca no verão e, agora, nesse inverno caloroso. Isso graças à capacidade de controlar a troca de calor entre o interior e o exterior da casa.
Para aplicar a técnica, você pode instalar forros e telhados térmicos que evitam a entrada excessiva de calor. Além de revestimentos isolantes nas paredes que são recomendados para reduzir a transferência de calor, criando um ambiente interno mais estável.
Vale dizer que o isolamento térmico ajuda a manter a temperatura interna agradável durante todo o ano, independente da estação, reduzindo a necessidade de utilizar aparelhos de refrigeração constantemente.
Escolha as cortinas e persianas certas
Para cortinas e persianas, optar por tecidos leves e cores claras é uma estratégia para refletir a luz solar e reduzir o calor dentro de casa. Persianas de material leve, como algodão ou linho, ajudam a bloquear a entrada de calor sem comprometer a luminosidade natural.
E claro que manter as cortinas fechadas durante as horas mais quentes do dia evita que o calor do sol entre nos ambientes, deixando-os mais frescos.
Dê preferência para cores claras
Como adiantamos, não só os tecidos, mas as cores que você escolhe para as paredes e a decoração de sua casa também influenciam na sensação térmica dos ambientes.
Cores claras, como branco e bege, refletem mais luz e calor do que cores escuras. Isso ajuda a manter a casa mais fresca, especialmente em dias de calor intenso.
Paredes pintadas em tons claros, junto com móveis e acessórios decorativos em cores suaves, não apenas proporcionam uma sensação de amplitude, mas também ajudam a reduzir a absorção de calor.
Posicione plantas para refrescar o ar
Outra forma eficaz que vem da decoração é incluir plantas dentro de casa, uma maneira natural de melhorar a umidade do ar e reduzir a temperatura interna.
Algumas das espécies excelentes que ajudam a filtrar o ar e mantê-lo fresco são:
- Samambaia
- Lírio-da-paz
- Jiboia
- Espada-de-São-Jorge
- Areca-bambu
Basta posicionar as plantas em locais estratégicos (como perto de janelas ou em áreas onde o sol bate diretamente), para aproveitar ao máximo a ajuda delas.
Uso e manutenção de aparelhos
A ajuda de aparelhos como umidificador de ar, ventiladores e ar-condicionado é fundamental, mas precisam ser usados de modo eficiente. Manter os filtros do ar-condicionado limpos, por exemplo, garante que o aparelho funcione de forma mais otimizada, evitando o desperdício de energia.
Já o uso de umidificadores ajuda a manter o ar fresco, reduzindo aquela sensação de calor seco.
Substitua as lâmpadas incandescentes por LED
Trocar lâmpadas incandescentes por lâmpadas de LED é uma maneira simples e eficaz de reduzir o calor gerado dentro de casa.
Isso porque as lâmpadas de LED emitem menos calor e são mais eficientes em termos de consumo de energia. O que significa poder iluminar sua casa sem aumentar a temperatura dos ambientes.
Como organizar os móveis
E até a disposição dos móveis influencia na circulação de ar dentro de casa. Móveis grandes ou estofados que bloqueiam janelas ou portas impedem o fluxo de ar, criando áreas abafadas.
Para isso, reorganize seus móveis se preciso, para permitir que o ar circule livremente pelos ambientes e evite colocar móveis volumosos em áreas onde o calor se concentra, como em frente a janelas.
Outra dica é optar por móveis com pernas, que permitem a passagem de ar por baixo, algo que também ajuda a melhorar a ventilação.
Como pode ver, pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença para amenizar as consequências da onda de calorque está chegando, principalmente quando as projeções climáticas andam batendo recordes ano após ano.
Estados onde atendemos
- São Paulo
- Campinas
- Ribeirão Preto
- Santos
- São José dos Campos
- Sorocaba
- Osasco
- Bauru
- São José do Rio Preto
- Piracicaba
- Mauá
- Santo André
- São Bernardo do Campo
- São Caetano do Sul
- Mogi das Cruzes
- Diadema
- Guarulhos
- Itaquaquecetuba
- Taboão da Serra
- Franca
- Guarujá